Trauma Torácico
O trauma no torácico é uma lesão no tórax que pode ocorrer de maneira fechada ou penetrante, interferindo nas alterações das funções cardiorrespiratórias.
Causas
As causas podem ser em virtude de acidentes automobilísticos, quedas ou impactos. No caso de trauma torácico fechado, ocorre a compressão dos órgãos do tórax; já o trauma torácico penetrante é causado por arma branca ou de fogo que atinge e perfura a região.
A contusão pulmonar e ruptura traqueobrônquica são lesões causadas diretamente nas vias respiratórias ou nos pulmões prejudicando a oxigenação e levando à alteração do funcionamento da respiração. A circulação também é afetada devido ao sangramento interno, presente na cavidade pleural.
Sintomas
Os principais sinais e sintomas são dor no tórax, falta de ar e respiração acelerada. Em alguns casos de trauma torácico, grandes lesões vasculares ou no esôfago podem ocorrer de forma assintomática.
Diagnóstico
O diagnóstico consiste em histórico médico, raio x do tórax e exames de imagem, como ultrassonografia. Deve-se avaliar a profundidade e proporção da invasão na parede torácica, ouvir os sons internos dos pulmões e examinar palpando toda a região do tórax e cervical.
Tratamento
O tratamento é feito de modo específico para cada lesão e realizado de acordo com o diagnóstico dado pela sequência ABCDE:
A: Abertura das vias aéreas e controle cervical;
B: Boa ventilação e manutenção da respiração;
C: verificação da Circulação e controle da hemorragia;
D: avaliação de Déficits neurológicos;
E: Exposição da vítima para prevenir resfriamentos (evitar hipotermia).