Tabagismo

O tabagismo é uma doença crônica causada pelo vício à nicotina encontrada no tabaco e de alta prevalência, devido a sua alta disponibilidade de compra e ao fácil acesso. Geralmente, seu consumo inicia-se ainda na adolescência e pode-se afirmar que todos os tabagistas poderão sofrer de complicações relacionadas ao hábito durante a vida. Atualmente, cerca de 100 mil pessoas por dia tornam-se fumantes por dia, correspondendo 1/3 da população mundial. No Brasil, cerca de 20% dos homens e 14% das mulheres possuem o hábito de fumar.

Causas
A fumaça do cigarro contém aproximadamente 4,7 mil toxinas e é a principal causa de desenvolvimento do câncer do pulmão e outras doenças. Entre essas toxinas, está a nicotina, considerada a droga psicoativa que mais causa dependência física e/ou comportamental.

Sintomas
O principal sintoma do tabagismo é a tosse, aumentando o risco de desenvolver problemas respiratórios. É comum, também, o indivíduo apresentar dores no estômago e/ou outros desconfortos gástricos.

Diagnóstico
O diagnóstico é realizado através da análise do paciente ou em caso de manifestação de dois ou mais sintomas relacionados ao tabagismo.

 Tratamento
Na maioria dos casos, pessoas que têm o hábito de fumar sofrem de ansiedade. Indica-se o tratamento através de psicoterapia e acupuntura para auxiliar na redução desta condição.