Pneumotórax

pneumotorax

O Pneumotórax ocorre devido a presença de ar na cavidade pleural. A cavidade pleural é um espaço existente entre as duas membranas constituídas pela pleura visceral (pulmões) e a pleura parietal ( parede torácica) e por uma quantidade mínima de  líquido. Pode ser classificado como:

  • Pneumotórax espontâneo primário, que desenvolve bolhas nos ápices dos pulmões, nas quais podem se romper e facilitar a passagem de ar dos pulmões para a cavidade torácica. Surge de forma repentina, até mesmo durante o repouso;
  • Pneumotórax espontâneo secundário, onde aparece em decorrência de doenças pulmonares, sendo mais comum em pessoas idosas;
  • Pneumotórax traumático, com surgimento decorrente de acidente ou traumas torácicos;
  • Pneumotórax hipertensivo, que ocorre quando a pessoa inspira e entra ar no tórax, na qual fica preso, comprimindo órgãos internos. Este tipo é o mais grave entre todos os casos e deve ser tratado o quanto antes.

Causas
As causas do pneumotórax são em razão do escoamento do ar entre os pulmões e a parede torácica. Em virtude de acidentes com perfurações, a pressão que seria normalmente negativa no interior da cavidade pleural, torna-se positiva e, ao invés de ajudar os pulmões a se expandirem, comprime e os fazem diminuírem, dificultando o processo respiratório.

Sintomas
Entre os principais sintomas do pneumotórax, estão a dificuldade para respirar e dor e/ou desconforto intensos no peito, que se agravam com a inspiração.

Diagnóstico
O diagnóstico pode ser feito através do histórico clínico do paciente, juntamente e exame físico. O raio x do tórax também é realizada para visualizar o quanto há de ar entre os pulmões e a parede torácica. Em casos de pneumotórax espontâneo, pode ser necessária uma tomografia computadorizada para se obter um diagnóstico mais preciso.

Tratamento
O tratamento depende de acordo com o estágio da doença. Procedimentos como drenagem pleural, videotoracoscopia ou toracotomia, oxigenoterapia, aspiração simples, abrasão pleural e pleurectomia possibilitam a remoção do ar, a fim de restabelecer a função pulmonar.