Enfisema (DPOC)
O enfisema é uma alteração respiratória que degenera os alvéolos do pulmão, causada em decorrência da excessiva exposição à poluição ou na grande maioria dos casos, por conta do cigarro. Outros agentes poluentes, como a inalação de toxinas ou contato com bactérias presentes no ar, transportam problemas para o sistema respiratório, provocando a constante destruição dos alvéolos pulmonares. A principal função dos alvéolos é a troca de gases entre o ar e o sangue, mas em virtude à esses fatores, acaba não fazendo o processo de maneira adequada e causa a dificuldade da circulação de ar, na qual leva o indivíduo a ter menos sangue circulando pelo corpo.
Causas
As causas da doença acontecem devido a exposição à agentes poluentes e químicos, porém, 90% dos casos são em virtude ao consumo de tabaco. O enfisema pulmonar também pode ser provocado pela genética, e começa se manifestar em indivíduos a partir dos 30 anos de idade.
Sintomas
Os principais sintomas do enfisema pulmonar incluem dificuldade em respirar e sensação de sufoco e tosse. A falta de ar pode aparecer na medida em que a doença evolui, o que ocasiona a incapacidade da pessoa de até mesmo praticar atividades comuns.
Diagnóstico
O diagnóstico pode ser realizado através de histórico médico, análise de gases arteriais, exames de sangue, teste para medir a força do pulmão, conhecido como ”espirometria”, raio x do tórax e tomografia computadorizada.
Tratamento
Não existe cura para o enfisema. No entanto, o importante é tratar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Os procedimentos adotados devem ser indicados mediante as circunstâncias da doenças, em casos comuns com o uso de medicamentos e em diagnósticos avançado através de cirurgia.