Derrame Pleural
A membrana que reveste o pulmão pelo lado de fora é conhecida como pleura. O derrame pleural se caracteriza pela falta de certas proteínas que mantém água dentro dos vasos sanguíneos e o acúmulo de líquidos no espaço pleural, podendo afetar gravemente a respiração.
Causas
A ausência de algumas proteínas necessárias para manter a água dentro dos vasos sanguíneos e a presença de líquidos no espaço pleural são causas mais comuns do derrame. Outras possíveis causas são câncer e infecções, como pneumonia, pancreatite, tuberculose, artrite reumatoide, cirrose e coágulos nos vasos do pulmão.
Sintomas
Os sintomas da doença são percebidos através de diversas condições. As principais são:
- Dificuldade na respiração e falta de ar;
- Fadiga;
- Dor para respirar, principalmente nas inspirações profundas.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito por exames de raio-x do tórax e de sangue recolhido diretamente do líquido pleural. Em casos mais graves, são realizados, também, videopleuroscopia e angiografia por tomografia.
Tratamento
Para pacientes diagnosticados com derrame pleural, o tratamento geralmente é realizado com a drenagem do líquido na cavidade pleural. Desde o inicio do procedimento, é essencial praticar alguns exercícios de fisioterapia respiratória, além de outros benefícios que contribuem para tranquilizar os sintomas e melhorar a respiração.