Câncer do Pulmão

doctor with x-rays in hands hospital health research. High quality photo

O câncer de pulmão é bastante comum entre homens e mulheres, com índices altíssimos de morte no mundo inteiro, sendo no Brasil o segundo. O tabagismo está relacionado à 90% da causa do desenvolvimento da doença. Existem três categorias para este tipo de tumor, sendo eles o adenocarcinoma comum em pacientes não fumantes, o câncer de células escamosas causado pelo fumo e, por fim, o câncer de pulmão de células grandes, o qual é mais raro.

Causas
A maior causa da doença é o consumo de tabaco, além da absorção de derivados que encontram-se no ar. A genética familiar também aumenta as chances em desenvolver o câncer pulmonar. Para prevenir a doença, é preciso poupar-se da exposição de tais poluentes do ar e, consequentemente, não praticar o tabagismo.

Sinais e sintomas
Os sintomas começam a aparecer já em uma fase avançada, mas alguns sinais podem ser percebido ainda no inicio da doença. Os principais sintomas são:

  • Tosse contínua;
  • Escarro com sangue;
  • Dor no peito;
  • Falta de ar;
  • Rouquidão;
  • Perda de peso e de apetite;
  • Fadiga;
  • Pneumonia ou bronquite.

Diagnóstico
A detecção precoce é a melhor forma de diagnosticar o câncer de pulmão ainda em estágio inicial. Desta forma, é indicado realizar análises laboratoriais, radiológicos e clínicos em pacientes que apresentam sintomas e sinais da doença. Já em pacientes que não possuem sinais ou sintomas, é importante fazer o rastreamento através de exames periódicos.
Em pacientes assintomáticos nos quais apresentam sintomas da doença, é realizado o raio-x do tórax, juntamente com a tomografia computadorizada. Outro exame a ser realizado é o de broncoscopia, o qual permite a visualização da laringe, traqueia e dos brônquios.

Tratamentos
É adequado fazer uma série de exames para verificar qual o grau está a doença. Portanto, o tratamento do câncer do pulmão envolve o trabalho de diversos profissionais da saúde, sendo que as principais formas de tratamento são através de cirurgias, quimioterapias, radioterapias ou por outras modalidades, se adequando ao nível que se encontra o período da doença.