Exames

Espirometria

A espirometria serve para diagnosticar alterações ventilatórias. Pacientes com sintomas respiratórios, em especial em situação pós-covid, são os principais candidatos ao exame de sopro. Além deles, a prova de função pulmonar também é essencial em avaliações pré-operatórias e na área da medicina esportiva.

Difusão de CO

A Difusão Pulmonar para o CO é a avaliação da capacidade dos pulmões em realizar as trocas gasosas. Alguns pacientes, mesmo com pulmões com funcionamento aparentemente normal, podem apresentar problemas para absorver o oxigênio do ar.

Teste de Broncoprovocação

Muitas vezes a asma pode se manifestar com espirometria normal. O teste de broncoprovocação é indicado para pacientes com alta suspeita clínica de asma, mas exame espirométrico normal.

Pressões Respiratórias Máximas

A mensuração das pressões respiratórias máximas é utilizada para diagnóstico dos distúrbios respiratórios causados por fraqueza muscular. Indicado principalmente para pacientes com doenças neuromusculares e distúrbios do sono.

Volumes e Capacidades Pulmonares

A medida dos volumes pulmonares é um exame de função pulmonar de escolha para confirmar distúrbios restritivos (doenças pulmonares fibrosantes). Além disso, permite diagnosticar com mais clareza os distúrbios respiratórios de pacientes com obesidade. Idealmente, deve ser realizado pelo menos uma vez na primeira avaliação dos pacientes com sintomas respiratórios.

Teste da caminhada de 6min

O teste da caminhada dos 6 minutos (TC6m) mede a distância que o paciente consegue percorrer durante 6 minutos, sobre uma superfície plana e sem inclinações. O exame pode ser realizado em um corredor ou esteira e, concomitantemente, pode ser feita a aferição da saturação periférica (SpO2).

Polissonografia (PSG)

A Polissonografia (PSG) é o método padrão-ouro para o diagnóstico dos distúrbios respiratórios do sono. Ele consiste na avaliação de diversas variáveis fisiológicas durante o sono, incluindo eletroencefalograma, eletro-oculograma, eletromio-grama, eletrocardiograma, fluxo aéreo, esforço respiratório, oximetria, ronco e posição do corpo.

Termografia Cutânea

A termografia permite identificar e visualizar o calor do corpo mensurando a temperatura da pele através de registros de emissões de infravermelho. É um equipamento altamente reprodutível, não invasivo e que permite monitoramento em tempo real da alteração tecidual. Na rotina da prática clínica é uma ferramenta que otimiza o processo de avaliação e evolução, fornecendo dados quantitativos e qualitativos que auxiliam, juntamente com os demais dados avaliados, a decisão terapêutica do profissional.